A terapia ocupacional trabalha na prevenção e na reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para promover a integração social de pessoas de qualquer idade cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania.
O que é o Pilates?
É uma técnica, cientificamente comprovada, criada na década de 20 por Joseph Pilates, que busca condicionamento físico e mental. Desenvolve força, flexibilidade e resistência.
Trabalha vários grupos musculares com exercícios de baixo impacto e de poucas repetições, que proporcionam resultados rápidos e duradouros e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos.
Benefícios:
Consciência corporal, Correção postural, Controle respiratório, Flexibilidade, Equilíbrio, Alívio de tensões e Dores musculares, Aumento da força e Resistência muscular, Relaxa e combate o Estresse.
É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões.
O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.
Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente.
Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais.
Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.